NOME DE POBRE NO BRASIL

sábado, 22 de fevereiro de 2014

ESTAR NA PINDAÍBA: DE ONDE VEIO ESTA EXPRESSÃO?

Pindaíba no Ensino ("a função do esqueleto é invadir o castelo de Grayskull" (que o aluno escreveu Greyscow), na Saúde etc. De onde veio a expressão? Com a haste da pindaíba, a planta que dá também a fruta de mesmo nome, se faz vara de pescar. Inclusive a pequena árvore frutífera (acho que é um arbusto) tem seu nome vindo do tupi "pindá", anzol, e "yba", vara.
Segundo o professor emérito da USP, Francisco da Silveira Bueno, que foi um dos maiores etimólogos do Brasil, a expressão `estar na pindaíba` vem da situação de miséria em que ficava o índio que não conseguia apanhar peixe, pois a pesca era um dos principais meios de sustento de muitas tribos. Sua agricultura era incipiente. Viviam de caça e pesca. Sentir-se na pindaíba é estar reduzido àquele índio, com caniço e anzol, e sem pescar nada, também no sentido metafórico.
PS. Outros já tinha me perguntado, mas eu ia deixando para responder depois.
Hoje, porém, Vania Winters, minha ex-colega da docência de Letras na UFSCar, atualmente morando nos EUA, me perguntou e eu a atendi. Partilho aqui com todos. O verbete PINDAÍBA está no meu livro "De onde vêm as palavras", 17a edição. http://lexikon.com.br/de-onde-vem-as-palavras exikon.com.br/de-onde-vem-as-palavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário