NOME DE POBRE NO BRASIL

quinta-feira, 19 de julho de 2012

DANTE NA DIVINA COMÉDIA: "O AMOR MOVE O CÉU E AS OUTRAS ESTRELAS"

De Dante, na Divina Comédia: "O amor move o Sol e as outras estrelas." Dante viveu no século XIII. Como sabia que o Sol era uma estrela? Séculos depois é que a Física descobriu que o Sol era uma estrela! Mas a Literatura é assim: chegou ao Inconsciente antes de Freud e à Física antes de Galileu Galilei! Dante deu o título de Comédia a seu livro. Quem acrescentou Divina a Comédia foi Giovanni Boccaccio, para animar seus alunos a lerem o livro! "A Comédia é divina. Divina Comédia", exclavama o autor de "Decamerão".

2 comentários:

  1. Dante escreveu em italiano. Será que no original havia "outras" ? Quem leu em italiano por favor esclareça-me. Ficaria grato, pois é uma coisa muito interessante. Ou ele intuiu?

    ResponderExcluir
  2. Afonso Guedes, o original da Divina Commedia diz (Paradiso, XXXIII, 145, último verso do poema): "L'Amor che muove il sole e l'altre stelle." Ou seja, o "outras estrelas" está, sim, no texto de Dante. Mas isso, a rigor, não significa nada: Dante não antecipou nenhuma verdade científica. Dizer "il sole e l'altre estelle" é uma maneira poética de referir-se aos astros, ou, mais exatamente, aos astros luminosos. Quando se sugeriu que o sol e as estrelas compartilham de uma mesma natureza (Giordano Bruno sugeriu-o primeiro), passou-se a chamá-los com o mesmo nome, ao menos quando se define a natureza desses corpos. Dante não fez milagres na Divina Commedia, não há nada de "místico" ali, embora às vezes os leitores queiram suspeitá-lo.

    ResponderExcluir