NOME DE POBRE NO BRASIL

domingo, 8 de dezembro de 2013

QUAL FOI A PRIMEIRA LÍNGUA DA HUMANIDADE?

A primeira língua que os homens falaram, segundo intelectuais outrora muito respeitados, surgiu na famosa semana de outubro do ano de 3.761 a.C., quando o Criador fizera o mundo em seis dias, contados de domingo a sexta-feira. No sábado, antes de descansar, Ele dera uma língua a Adão e Eva. E esta tinha sido o hebraico. A Bíblia diz que toda a Humanidade falava uma só língua até o episódio da Torre de Babel, construída onde hoje é o Iraque, a 80 km de Bagdá. Babel quer dizer confusão em hebraico. Sumérios, assírios e babilônicos chamavam zigurate a esse monumento, e o designaram por Marduk e Etemenanki. A arqueologia atesta que foi construído por Hamurabi, o do primeiro código de Direito, e reforçado por Nabucodonossor.
O português Pedro Rattes Henequim escreveu em a Divina Linguagem que Deus criara o mundo em Português. Disse também que o Paraíso ficava no Brasil e que os primeiros navegantes viram os rastros de Adão e Eva na praia, que estavam na areia desde o dia em que dali foram expulsos pelas forças comandadas pelo Arcanjo São Miguel. Só faltou encontrar o couro da enorme Serpente com a qual Satanás se disfarçou para tentar o casal, pois de tempos em tempos as cobras trocam a pele. Miguel já expulsara o ex-anjo Lúcifer (Heilel, em hebraico), que se juntara a Lilith, a primeira mulher de Adão, numa coligação contra Deus. Os nomes dos anjos terminam em “el”. A partícula indica que eles estão junto a “El”, o étimo de Deus, conhecido pelo famoso tetragrama YHVH, que se pronuncia Jeová, mas que com essas letras hoje ia parecer nome de vírus.
A partícula “el” está presente também em Eloi, Eloim e Eloá, e em nomes próprios como Manuel, com suas variantes Manoel, Emmanuel, e os femininos Manuela e Emanuele. Está também na arrogante saudação que os reis católicos exigiram para si mesmos, El Rey. Esclareço que São Miguel, São Rafael e São Gabriel não são anjos soldados rasos, são arcanjos, isto é, comandantes. Rafael matou os primogênitos egípcios. E Gabriel levou a mensagem – anjo quer dizer mensageiro em grego - a Maria, anunciando que ela estava grávida do Menino Jesus. O faraó egípcio Samético I, que reinou no século VI a.C., ordenou a um pastor que criasse isolados dois bebês recém-nascidos e anotasse as primeiras palavras que dessas crianças. Ambos pronunciaram Becos, pão em língua frígia. Desde tempos imemoriais, todas as crianças do mundo pronunciam como primeira palavra algo que começa com “m”, de mãe e de mamar, som do início de palavras equivalentes em centenas de línguas, Em 1783, sir William Jones foi viver em Calcutá, na Índia, para trabalhar como juiz do Tribunal Superior da Companhia Britânica das Índias Orientais. Culto, notou que o sânscrito era muito parecido com o latim e com o grego. Hoje sabemos, graças a suas pesquisas, que houve uma raiz comum para todas as línguas indo-europeias, um universo expressivo nas mais de 6.000 línguas ainda existentes no mundo. Mas a primeira língua da Humanidade ainda é um mistério. º Da Academia Brasileira de Filologia, professor (aposentado) da UFSCar (SP) e consultor das universidades Estácio (RJ) e Unisul (SC).

Um comentário:

  1. Porra, 57 linhas para dizer que a resposta ao título é um mistério. Mas valeram as informações...

    ResponderExcluir