NOME DE POBRE NO BRASIL
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
MORREU O JORNALISTA E ESCRITOR GAÚCHO JANER CRISTALDO
Gaúcho de Santana do Livramento, onde nasceu em 1947, o jornalista, escritor, professor e tradutor Janer Cristaldo, Doutor em Letras pela Sorbonne, partiu para a eternidade na noite passada.
Minha filha Manuela e eu o visitamos há alguns dias no Hospital Samaritano, em São Paulo. Sem voz, falou apenas por gestos, meneios da cabeça e palavras proferidas com o movimento dos lábios. Pareceu muito contente com nossa visita, apertou nossas mãos e nos ouviu com atenção, entendendo tudo o que lhe dizíamos.
Seu blogue era visitado por cerca de 1,5 milhão de leitores. No último post, em 5/9/2014, ele recomendou a leitura de um livro do professor americano Mark C. Taylor, da Universidade de Columbia: "Crise no Campus: um plano arrojado para reforma das nossas Faculdades e Universidades (Knopf, 2010)". Destacou que o autor considera insustentável o sistema de doutorado, nos Estados Unidos e em muitos outros países, e que precisa de mudanças urgentes. Porque, do modo como estão os doutorados, interessam apenas ao corpo docente, em prejuízo dos estudantes. E conclui: "a realidade é que existem poucos empregos para as pessoas que gastaram até doze anos em sua formação".
Grande Janer! Foi sempre um intelectual inquieto, culto, de vastas leituras, autor de livros muito bem escritos, tradutor de Ernesto Sabato, de autores suecos, franceses etc. Vão fazer falta suas pertinentes e polêmicas intervenções.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma grande perda. Eis uma figura com a qual gostaria de ter dividido uma garrafa de vinho. Que descanse em paz.
ResponderExcluirIvan
Dizer a verdade è difficil e perigoso, especialmente no Brasil, más Janer Christaldo nao teve medo.
ResponderExcluir