NOME DE POBRE NO BRASIL

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A MULTIDÃO É MÁ CONSELHEIRA. ÀS VEZES, É MELHOR SER SURDO.

Várias calopsitas, de asas cortadas para não voar, queriam subir ao apartamento de seus donos, num andar alto. Os outros pássaros gritavam que elas jamais iriam chegar lá porque não podiam voar. Todas, ouvindo isso, desistiram, mas uma delas, chamada Lalá, escalou a parede sem problemas. Dispensou as asas e escalou a parede passo a passo. Perguntaram como tinha chegado ali, mas ela não soube responder. Era surda! É melhor não dar ouvidos a quem nos desanima!

2 comentários:

  1. Deonísio:

    Fui me meter a criticar um colunista que mandou um "uma proposta que passou 'desapercebida'", mas, segundo o Houaiss, o diacho já virou sinônimo de "despercebida".

    Como o Houaiss é mestre em incorporar novas palavras cujo uso errado é corriqueiro, eu pergunto vale o tal "desapercebido" no lugar de "despercebido"?

    ResponderExcluir
  2. P.S.: O Houais, ao aceitar "desapercebido" como "despercebido", ainda bota uma nota desaforada no pé da página do verbete:

    "Os parônimos desapercebido e despercebido foram objeto de censura purista, acoimados de falsa sinonímia (na acp. 3), mas o emprego desses vocábulos como sinônimos por autores de grande expressão tornou a rejeição inaceitável."

    ResponderExcluir