NOME DE POBRE NO BRASIL
quinta-feira, 7 de agosto de 2014
ADONIRAM BARBOSA
Hhttps://www.youtube.com/watch?v=5QtHqKbQ2RQ&list=UU_EWQWi4gHr3xVhnVKyIQ6w
Dia 4 de agosto foi dia do PADRE, palavra que veio do Latim PATER, cujo étimo está em PATERNIDADE, PATERNAL, PATERNO, PADRASTO, PÁTRIA, PATRONO, PÁTRIA, PADRINHO, COMPADRE, PADROEIRO etc.
Mas é sinônimo de SACERDOTE e esta palavra tem outra etimologia. O Latim SACERDOS, designando quem cuida do sagrado, é ofício criado ainda no Antigo Testamento, por Melquisedec. Por isso, ainda hoje nas ordenações a fórmula é: tu es sacerdos in aeternum secundum ordinem Melquisedec (Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec).
O padroeiro dos padres seculares é São João Maria Vianney, que tem uma biografia muito interessante. Ele foi um ANACORETA, não no sentido absoluto, mas passou quase toda a vida numa cidade de pouco mais de 200 habitantes. Anacoreta veio do Grego ANAKHORETES, pessoa que vive retirada, quase sozinha, distante de todos.
O Brasil tem pouco mais de 18.000 padres. Teria 26 mil, se 8.000 não tivessem saído para casar. Na Itália há um padre para cada mil habitantes. Na Argentina, um para cada 6 mil. No Brasil, um para cada 11.000 pessoas, mais ou menos. (Postado pela atriz e compositora Isis Bez Birolo, minha prima mui querida).
Pitadas do DEONÍSIO DA SILVA - na Bandnews (04-08-2014)
Hoje é dia do PADRE, palavra que veio do Latim PATER, cujo étimo está em PATERNIDADE, PATERNAL, PATERNO, PADRASTO, PÁTRIA, PATRONO, PÁTRIA, PADRINHO, COMPADR...
YOUTUBE.COM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário