NOME DE POBRE NO BRASIL
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
PADRES CASADOS
E padres solteiros, mas com filhos
Deonísio da Silva º
Há cerca de 60.000 padres casados no mundo, segundo levantamento feito pela revista italiana Civiltà Cattolica", a mais antiga da Itália. Eles pediram dispensa para constituírem famílias, inconformados com o celibato.
No Brasil, 25% dos padres têm feito isso. Antes do Concílio Vaticano II, o padre que abandonava a batina era designado preconceituosamente por apóstata, quase um palavrão.
O celibato não foi imposto pela Igreja, a não ser depois do Século XII, nos dois Concílios de Latrão, embora fosse recomendado desde o Século IV. No Século XVI, o Concílio de Trento reforçou o voto de castidade para os padres, tornando ainda mais rígidas as regras do celibato.
Mas muitos padres seguiram descumprindo essas normas. O padre José Maurício Nunes, destacado músico do Século XIX, apoiado pir Dom João VI, autor de composições sacras referenciais, que viveu no Rio entre os Séculos XVII e XVIII, teve cinco filhos com Severiana Rosa, mulata como ele.
O padre João do Souto, que viveu em Curitiba no Século XVII, teve muitos filhos com a índia Generosa.
Há descendentes de padres por todo o Brasil. Alguns dos pais que os criaram sabiam disso; outros, não. Mas as mães sempre souberam, naturalmente, quem eram os pais de seus filhos.
Padres casados? Talvez a aprovação demore, mas alguns deles têm filhos e netos. Como TODOS os sacerdotes têm desde o Antigo Testamento. O sacerdócio remonta a Mequisedec.
Sou católico e acho que o celibato deveria ser optativo, não uma "conditio sine qua non" (requisito indispensável).
º professor e escritor
Assinar:
Postagens (Atom)