NOME DE POBRE NO BRASIL

quarta-feira, 30 de abril de 2014

"VOLTA, LULA" E "LAVA-JATO".

Lemos na mídia brasileira
"Volta Lula" e "Volta, Lula", como se fossem a mesma coisa. E "lava jato" e "lava-jato", como se designassem a mesma operação. Em setembro próximo, vou fazer em Brasília uma palestra sobre a extinção do hífen. Sem hífen, teremos alguns problemas, mas muito menos do que os que hoje temos com ele, depois deste famigerado Acordo Ortográfico. Talvez tenhamos que fazer várias palestras sobre microtemas. Depois do HÍFEN, a VÍRGULA. Lula tinha pressa de assinar o Acordo Ortográfico. Uma das cláusulas dizia que só entraria em vigor depois que uma terceira nação lusófona o subscrevesse, ao lado de Portugal e do Brasil. Os portugueses jamais imaginariam que Lula caitituasse justamente São Tomé e Príncipe, a menor de todas as lusófonas, que, pela população, 193 mil habitantes, mais parece um município brasileiro médio.

Um comentário:

  1. Apesar de os estudiosos terem bons argumentos para suas propostas, por que não deixam a língua quieta?
    A língua é um bem social, é um objeto da cultura. Mexê-la, é como obrigar o povo a usar sempre um determinado adereço.
    E além do mais, indo em frente ao desenvolvimento da educação, as pessoas têm problemas em aprender o que É CERTO, e não em aprender a pontuação, acentuação e etc. Pois fora a única opção que é a correta, todo o resto é o errado, independente da dificuldade de se aprender o correto.
    Quero ter o direito de escrever minhas idéias, assim como é de direito a Guimarães Rosa não ser traduzido à linguagem culta.

    ResponderExcluir